|< VOLTAR PARA LISTA DE ENTREVISTADOS
miltin-01
falando dessa experiencia ai como direção, tanto do grupo retalhos quanto do mamulengo presepada , fetadife, o mamaulengo presepada , quando eu digo que a gente era amador o mais proficional possivel e por que a gente conseguia fazer algumas oraganizações
00:30
conseguimos o titulo de utilidade publica , que isso era dificilimo , por que com esse sertificado a gente tinha direito a ganahar algumas doaçoes por exepmlo da receita federal ganhar algumas doaçoes , na epoca nos ganhamos um lote de audio visaul que foi uma filmadora oito milimetros com alguns filmes , um projetor , um a aparelho de video cassete
01:10
e varaias fitas vhs viegens , e com esse material que fazemos alguns registros do grupo retalhos , erm paqracatu onde tem o registro do miqueias fazendo mimica pela primeira vez entao a gente conseguia se organizar , com a fetadife aprebndemos que tinha algumas brechas dentro dos orgãos
01:45
como verba para que a gente podesse fazer os movimentos fazer os encontros mantar espetaculo , isso foi imporatnte pra mim hoje ali foi a escola , onde na epoca se eu tivesse levado um pouco mais a serio a teria sido melhor mais na eposca eu era muito irrespossavel .
02:10
eu deixa isso ai mais prochico pra moçada
02:40
eu conheci mercado sul assim , eu passava por aqui , isso aqui era um lugar que não era bem visto não , eu trabalhava aqui em taguatinga sul , com os meninos de rua , então aqui era umm ponto de meninos de rua , aqui na ferente tinha a toca das gatas , a gente passava aqui e tinha meio que um cagaço
03:10
não era muito bem visto , quando o chico cria o ponto de cultuira o invenção brasileiara pra ca que ja tinha o seu joão , eu tinha vindo um ano antes , na oficina do seu joão pra conhecer , ja estava mudado , ja não tinha nenhum buteco no beco tinha boteco no beco de la mas neste aqui ja não tinha mais , ai chico vem eu começo a me aproximar do invenção
03:50
do mamaulengo presepda e do mercado sul , que começa com as festas com os encontros as apresentações , na epoca eu tinha um projeto de cine clube , que eu fazia em paralelo ao sesi que eu fazia na cnf ai chico sempre pedia que eu extendece pra ca
04:20
então quando tinha alguma matine apresentação eu ropda um filme antes ou depois , ai veio essa aproximação, na sequencia eu me separo morando na qne , e fico sem opção de onde morar , aqui era o espaço mais barato , mais digno , ai quando eu alugo a cinco anos eu alugo um kitnet , ai eu passo a ter um convio diario aqui
05:10
vi varios movimentos acontecerem aqui neste beco com varios artsitas diferenetes , morando trabalhando , quando eu chego aqui o virgilio ja estava , tinha o andre Duarte , com a elaine com o motiro , tinha a rede , o invenção , por que teve um perido que a red alugou o invenção depois os dois se separaram a rede ficou aqui do lado e invenção novamente
06:00
op seu joão , tinha uma camiseteria ali em cima a nem , e tinha uma vizinha que era muito legal que era a filha do seu joão , esse espaço que eh o invenção estava desarticulado
06:40
e chico alugou para o mike um austriaco que ele queria montar um cafe cultural , ai ele chegou a começar a fazer a reforma , ai uma noite a gente se depara um discursão dele com essa filha do seu joão , por que ele estava pouvindo musica enquqnto trabalhaava
07:10
ela deu uma esculhambada snele , Resultado , 15 dias depois ia ser a sinaugurção do cafe , ai eles estavam buscandom um alvara de funcionamento na adiministraçaão a visinha aqui de frente trabalhava na adiministração e eara amiga uma loja dessas tem abtise a soutra não
07:40
ai quando eles foram la tirar o alvara , resultado não teve cafe , e a gente acha que na epoca seria muito legal , por que iria dar uma visibiliodade ao beco , iria trazer um publico diferenciado pra ca . Ai a partir dai que eu venho tendo essse convivio mais diario com o beco
08:00
ja realizamos varios eventos veio a tribo das artes que eh um poutro grupos que eu faço parte a onde realizamos algum sarals , fizemos o pala coletiva , as festa juninas que demos sequencia , ja vinha sendo feita com invenção brasileira , ja produzia timidamente mas ja rolava um araial, acho que e isso
miltin-03
eu sou de são pedro do piaui , meu nome e edivaldo rodrigues alves , todo mundo me conhece como milotinho eu nasci em são pedro do piaui filho do paulo rodrigues alves e da arciana rodrigues alvez , chegeui em brasilia e fevereiro de 75 uma cidade totalmente nova
00:30
as casas todas iguasis , a gente foi morar na m norte , entao tinha muro vc via os vizinhos , vim estudar o ceab , ai no segundo ano que estavamos no ceab , eu conheci o teatro , meio que mesclado com movimento secudarista , ai eu me apaixonei pelo tetaro , eu vim espetaculo
01:10
chamado abstrato no tablado a direção do ruiter lima na epoca era professor do ceab, e fui pra m norte , que tinha um centro póli esportivo e que po ŕefeito da m norte eele tyinaha um texto escrito para teatr4o e ele me ofereceu
01:40
a gente conversando ele e perguntou se eu queria montar um texto , ai eu montei o grupo opção , btão era um dos atores, hj e baxista musico ai eu juntei uma galera la montamos esse primeiro espetaculo qque eu dirigi meio que intuitivamente eu não tinha nenhum experiencia ai a partir dai eu comneço a me envolver com movimento estudantil tagauatainaga tinha muito disso ja tinha a invasão do areal
02:30
tinha uma resitencia muito grande , tem o filme neh o taguatinga em pe de guerra que relata aua coisa assim que foi contrido no areal um chafaris e esse chafaris foi contruido com o resto da contrução de brasilia , parece que na acasa da sara tinha que fazer um irigamento no jardim ai a policia veio para tiarar o encanamento do chafaris ai
03:10
os homens saiam para trabalhar e quem ficava na invasão era smulhereres e crianças ai as mulheres peiataram a policia , tem ate um filme “taguatinga em pe de guerra “ que e muito bacaana , relata um mometo ai da ditaduara do movimento de resistencia popular muito legal , ai a partir da ai vem o movimento secundarista
03:40
que eu comecei a militar em 79 eu me filio ao pt apos um discurso do lula na ceilandia emfrente ao quartel e começo uma militancia mais forte dentro do movimento secundarista eu conheço o chi simoes ai começo a frenquentar a acasa dele, que era uma casa aberta
04:20
meio que um republica , onde ele dividia a acasa com varios amigos serigrafos poetas musicos e eu passei a frenquentar muito a casa do chico , chico ja tinha feito teatro no sesi com reinaldo cutia braga , mas estava afastado do teatro
04:50
estava se dedicando mais a militancia politica e quando surge o retalhos , a secretaria de cultura em convenio com a secretaraia de educação cria um projeto chamado projeto plateia
05:10
um projeto que visava atender ao publico estudantil , tinha os grupos ja criados pagavam um cache ate bacaana , os grupos iam se apresentado nas escolas publicas do df , ai projeto plateia precisava de mais grupos pra spoder
05:40
cumprir uma grade uma programação eles contrataram um grupo do ria hpapanatas , esse grupo veio e deu duas oficinas , taguatinga sobradinho e acho que agama , ai adas tres oficinas nasceram tres grupos trapos e farrapos no gama
06:10
que hj e o bagagem , o outro de sobradinho eu não me lembro o nome , mas ai montamos o primeiro espetaculo como resultado da oficina , as aventuras de pedro malazarte a segunda montagem nos ficamos de fazer um aplicação maior, montamos entao marechal boi de carro então nois contratamos o nielson menaão na epoca era um diretor conceituado e ate hj , so que ele moarava em sobradinho
07:00
nos tinhamos que pagar a agasolina dele para todos os ensaios , e assim o grupo o retalhos nasce com ciquenta pessoas , a oficina era para cinquenta pessoias a apartirr do segundo espetaculo , ai reduz um pouco vinte seis pessoas um numero tinha mais mulheres do homens
07:30
tinha os gaiatos que queriam fazer parte do grupo , queria namorar as meninas as gatinhas do grupo ai nnessa montagem marecchal boi de carro , entrou um cidadao tenorio , ele fazia o capitão a personagem principal do enredo da peça desse espetaculo do joaquim cardoso
08:00
ele falatava não decoraava o texto , ele amarrava o processo todo ai nielson foi cansado e falou “não dirijo mais se vcs quiserem algum dia alguma coisa seria “ eu tava , fuidormi na casa do chico cheguei no chico arrasado faleio , porra chico ta foda o grupo ta asssim assim asssado , o nilson desistiu da direção e tenorio so atrasa, reclamei neh , ai to porecisando da tua ajuda
08:40
vamos la , vai la pra vc dar uns toques , ele falou nao vou , isso a noitre , quando foi no outro diaa que a gente teria ensaiuo a noite ai ele aaparece no teatro meio que ja assume a direção ja dispensa o tenorio assume o papal do tenorio , AI NOS CONCLUIMOS A MONTAGEM DO MARechal boi de carro
09:10
foi um espetaculo que nos rodamos todas as cescolas do df , todas a faculdades da epoca , era um espetaculo versatiu por que podia apresentar tanto no palco quanto na rua, ai com miqueias com rose , com Shirley , ze regino , natinho , eu chico jader , era muita gente , eram vinte seis pessoas , esse projjeto plateia era muito legal de a possibilidade de a gente circular ai montamos o terceiro espetaculo ja foi uma pitada de sorte , um epsetaculo infenatil da alioce reis que fazia parte
10:10
do hpapanatas , ela nos cedeu esse texto , de onde nasce o plha que o palhaço do natrinho , que ele interpretava esse palhaço , pra mim e o palhaço mais engraçado que eu ja vi, ele desistiu dele mas continua na lembrança muito legal , ai nisso seguindo o movimento politico
10:40
militando quanto no movimento secundarista como no partido , ai a partir do momento que eu me filiei abriu se varias frentes a questão do movimento cultural em taguatinga , que ja existia alguns grupos que mantinham sum funcionamento
11:10
de resistencia por que era muito dificil , se fazer teatro na decada de oitenta noventa , sem recurso , sem informação as oficinas o profissionais os diretores que tinham , era raríssimo vc ter a oportunidade de ter uma oficina , nos aprendemos meio que intuitiuvamente por nos mesmo , assistindo os espetaculos
miltin-04
a gente funda a associação de arte e cultuara de taguatinga , juntamente com o fernadez , marcão que eram , que são os idealizadores da faculta . A faculta e um festival um encontro cultura que na parte da manha rolava uma rua de lazer exposição , poesia , espetaculos infantis a tarde era o concerto de musiaca
00:45
pela faculta passou renato russo eler detrito federal, plebe rude enfim varios grupos que na epoca era a eleite da musica em brasilia , sem contar os musicos locais , ronaldo alencar , gilson alenacar no lasco , teo gomes , a faculta de certa forma supria uma anseio nosso que era fazer um coletivo
01:45
de cultura , quando a genete cria associação de arte cultura a gente cria neste desejo pra juntar toda a classe de cultura de taguatinga para podfer ter voz na secretaria de cultura que tinha na epocva uma pratica muito clientelistas , ela gostava de opera , achaava que , não que eu seja contra opera , que devia mandear opera pŕa ca pra ceilandia, e isso que população queria ?
02:20
e isso que o artista local queria ter pra poder falar um pouco tambem ter sum , uma voz ativa dentro do processo, ai associaçção nasce e gente lanca a primeiara semana dew arte cultura , ai passou a ser dois eventos do coletivo de arte de ataguatinga mas tambem de brasilia a faculta ja era um referencial
03:00
ai veio a semana de arte cultura que tambem se torenou outro referencial , recebemos avarios artista de brasialia inteira , nisso a questão dop fazer teatrla nos descobrimos que tinha uma confederação nacional de tetaro amador e que aqui em brasialia exixtia
03:30
existiu a fetadife que era a federação de tetaro amador do distrito federal , ai no resolvemos retomar a fetadife , nesta epoca nos estavamos chico ja tinha ido para o nordeste com carlinhos babau
04:00
82 ou 83 carlinhos chega a brasilia faz alguns espetaculos era encanatador um cara so dentro de uma epanada , fazendo quinze vozes quinze personagens e com uma dinamica uma energia tremenda ai ele volta para o nordeste
04:40
e chico vai junto , onde acompnaha ele por uma viagem longa , conhecendo os mestres , Antonio do babau , Solon , sauba , ai eles retornam ai chico ja brincando , ajudando carlinhos na tolada , ai volta com a ideia de criar um grupo
05:10
ai se junta com o natinho e nilsinho ai eles criam ai o mamulengo presepda carlinhos da uma oficina la no sesc de confcecção de bonecos e onde nasce o meu primeiro boneco cassimiro que ai foi todo , ai eu saio da oficina so com a cabeça do bopneco ai eu jogava um pano
05:50
em cima dele e brincava ele não tinha perna , não tinha braço não tinha nada , ai ele vai evoluindo eu conheço os bonecos do carlinhos babau , ele tem um ventriloco que o corpo e o corpo de uma boneca velha , entao tem tem uma anotomia bacana eu ja passei a usar , ai fui complentando o cassimiro ao longo de um convivio
06:20
com o carlinhos , com chico com varios mestres que eu tive o praser de conhecer , sauba solon , pedro boca rica . Nisso a gente recria , primeiro a gente faz uma comissão pro fetadife , onde a genete do grupo retalhos passa a ter uma discur5sãpo que na epoca era muito pertinente o papael da cidade
07:00
na epoca taguatinga assim como todas a outras cidades satelites eram tidas como cidades dormitorios , que a população saia daqui ia trabalhar no plano piloto voltyava pra dormi no outro dia a mesma coisa e a gente queria dizer que não taguatinga tinha um viada propia , uma vida snoturna bacana , na epocaja tinha teatro
07:35
tinha comercio forte , industria religião se eu não me engano na epoca o que era produzido icms ja ja sustentava brasialia , a gente tinha varios problemas de cunho adiministrativo , mas que era uma cidade que naão era mais apenas cidade dormitorio , entao a genete resolve montar um espetaculo que era uma satelite fora de orbita
0810
que foin uma pesquisa uma criação coletiva sobre varios assintos que a gente achou pertinente na epoca o camelo as cocotinhas o menino de rua , a religião , que na epoca o que hj e aigreja unisversasl nem existia ana epoca , na epoca era casa da benção , era o doriel que estava contruindo a catedral da benção
08:50
ai o movimento politico as invasoes , tudo isso fez parte do espetaculo a onde nos passamos onze meses fazendo pesquisa , onze não nem lembro quantos um perido muito legal onde a sgente foi pesquisar , a sgente ia pra mesa escrever as xcenas , ai montamos a primeira versao de uma satelite fora de orbita , ai participamos de uma mostra com votação poluar do publico ai nosso espetaculo foi escolhido para ir ao festival brasileiro de teatro amador
09:50
que foi realizado em 84 em recife , chico vai como representante da comissão pro fetadife e a gente como grupo representando o df a direção do espetaculo desta primeira versaão foi do ivaldo melo , ai chegando la a gente td barriga verde , não sabia muito bem como era coisa e tal demanha cedo quando a genete acorda o chico deu uma zoada na moçada , “ o esse pessoal de brasialia faz teatro porra nehuma
10:40
a gente acorda tem cartaz no mural atenção pessoal de brasilia nos tambem queremos sair fora de orbiata , a gente não tinha nada , não tinha nda a haver ai rolou essa zuação o festival foi aberto pelo espetaculo da casa que era mais forte com um grupo tradicional de recife com duas atrizes brilhantes que eu não me lembro o nome
11:10
e brasilia ai fomo para oteatro apollo montamos o espataculo bacana e o primeiro espetaculo era tres horas da tarde para classe , entao tinha trezentos participanstes
miltinho-05
depois do espetaculo rola um debate o ar condicionado ligado a mil e uma hora de debate , e so lenha , não tem interpretação nao tem direção noa tem iluminação não tem nmada o unico elgio que a sgente recebeu foi dizer que tinhamos a coiragem de representar uma crianção coletiva
00:30
mas anada
uma hora de lenha , ao ponto de quando terminou o debate , que tinha o praso de quareta minutos tinha que abrir para publico e parte do elenco deu um piti que não ia se apresentar mais , e nos tinhamos um compromisso em brasilia , que nos montamos o espetaculo com ediatal da fundação cultural na epoca
01:00
entao a gente deveria cumprir dez apresentaçoes, mas neguim estava afim de rasagar ocontrato , “ a gente rasga isso ai monta soutro grupo , vamos esquecer essa hitoria não vou mais apresentar “ nos vamos sim o compromisso era apresentar , ai fizemos a segunda apresentação neguim afonito por conta do ar condicionado voltamos do teatro para o alojamento
01:30
mucho , pense em uma vergonbha , ai fomos dormi acordamos no outro dia cafe da manha , a conversa era o espetaculo , ai fomos vendo o espetaculo doss outros estados ai moral foi aumentando o nosso não e tão ruimk assim, ai a sgente retorna a brasilia e o chico resolve assumir a direção do espetaculo
02:00
ai ele afaz uma coisa muito dinamica , o espetaculo de uma , de um espetaculo arrastado que estava sem muita dramaturgia o chiuco da uma cabada no espatculo de uma forma a ficar muito dinamico , de usar efeitos de luz snegra
02:40
que era uma cena das diretas ja , que a genete usou uma musica do jorge antunes, chamada sinfonia das buzinas que diz assim “ quem nos tiraniza abusa arasa e asucrina’ ai dizia brasilia brilha buzina brasilia , ai essa musica a gente usou em um cena de uma passeata como strobo e luz negra entaao ficava tudo em camera lenta , entao o espatculo ganhou uma dinamica
03:30
entao nos fomo particpar de uma outras mostra , onde participaream o grandes grupos de brasilia fernando vilar , com não tenho caneta azul pra prova , que e do grupo vidas erradas , mandragura com ricardo torres , varios diretores renomados e nos fomos e ficamos em segundo lugar perdemos somente para vidas erradas
0410
que e o espetaculo da epoca do fernado vilar , que era suma comedia falando de brasilia tinha uma tematica parecida com a nossa , muito bem feiata muit acabadinha e nois ficamos em segundo lugar isso foi um salto muito bacana para o espetaculo depois disso a gente rodou algumjas cidades
04:40
fizemos uma temporada no rola pedra ,
miltin-06
nao tem essa coisa do alienado não , por que ele ana realisade ao meu ver , ele tinha ficado um pouco decpcionado com teatro , com a forma que o sesi na epoca , acabou com grupo e eles tinham um grupo muito bacana , Lucinaide Pinheirto, uma galera da epoca que fazia parte desse grupo
00:40
o diretor o reinaldo Cutia braga , era uma cara bastante conbceituado , entao quando chico sai ele enetra para o miovimento estudantil ele ata ele deixou o teatro de lado , o que ele erecalamavca talvez a resitencia que ele tivesse a questão da imaturidade nossa que eramos um bando de garortos , entre vinte e vinte cinco anos , o chico entra como cara mais velho tinha ai seus trinta anos
01:30
ou um pouco menos , não teve essa coisa do aliendo , muito pelo contrario , o grupo sempre teve um resistencia politica por que ai o que acontece a gente nasce dentro do tearo da praça , o tetaro da praça ja tinha esse nome mas era o auditorio da eit , entao nossa sede era la o material cenico todo figurino ficava la ,
02:10
ai apos a preimeira semana de artye e cultura uqe foi feito dentro do teatro da praaça a diretora começou a criar uma certa briga com a gente , nos chegamos ala um dia , ela nos deu vinte quatro horas apara desocupar o teatro, tirar todos os nossos objetos , por que se não ela ia jogar fora
02:40
a sgente ja tinha o entendimento que a imprensa e a gente trabalhar com a imnprensa surtia resltado , tinha na epoca um jornalisata , davi emerik , rtinha um sucursal do jornal de brasilia atras do cine paranoa ali perto de onde tem a sub delegacia do trabalho ai quando a agente recebe a noticia
03:15
corre la no davi davi olha ta aocntecendo isso isso e isso, ele pegou o tefone e ligou bpara escola foi falar com diretora “diretora eu to aqui com os meninos do grupo retalhos eu to sabendo que a senhora ta expulsando eles do teatro?” “nao eles estao enaganados me enetenderam mal eu que ro que eles saim do teatro por que a gente vaqi fazer uma reforma , mas tem um sala aqui ja reservada pra eles eles são nossos alunos
03:50
entao a gente sai do teatro e vai para um sala , a montagem de uma satelite fora sde orbita foi feita praticamente nmesta sala entao a gente tinha sempre essa resistencia e essa visão politica , o grupo sempre teve a coragem de trilhar esse percuso que muitas vezes não foi facil enatao
04:20
manifestção das diretas , tem um foto no livro do ivaldo duas decadas moivimento cultural em taguatinga , tem um foto das diretas , não eum cartaz , e uma bandeiara , escrito assim , “vamos direto ao assunto grupó retalhos “ o retalhos ele sempre se posicionou , sempre teve um posicionamento politico , o grupo retalhos foi de um cerata forma um embrião de varios grupos do girasol poer exemplo
0510
ze regino a aprtir do conhecimento com carlinhos do babau com chico , ele e elisete montam um grupo chamado girasol que começa a fazer o teatro de boinecos , não exatamente o mamulengo mas o teatro de bionecos
05:40
nasce dai o miqueias , ele sai do grupo retalhos e resolve fazer carreira solo com a mimica , ele ja tinha feito um experimento em uma semana de arte cultura , que o grupo retalho ajudou a organizar em paracatu , em uma rua do lazer cada um se carcterizou com seu personagem, ai miqueias faz pela primeira vez mimica a gente tem esse registro em super8
06:10
tem ate que dar um jeito de telecina , toda vez que joga no projetor ele quebra um pouquinho , enfim varias farias pessoas shiley , se apaixona por carlinhos e vai segbuir ele , ai o carroça ja deixa de ser de uma pessoa so e vira uma familia ai vem maria
06:40
ai a coisa vai se expandindo , o retalhos eu acho que foi muito importanste na contruçãio de varios grupos que existem hj inclusive o seleiro das antas que a partir do girasoil , que pordura ate hj tambem
miltin7
celeiro das antas era , Ze Regino , humberto pedrancine , debora aquino rose nugoli, jorge luiz , tinha esse nucleo , esse nucleo que ministrava oficina que montava espetaculos na epoca o celeiro estava fazendo um projeto educativo , para a secretaria do meio ambiente
00:40
que era o cerradinho , entao foi o ze regino que contruiu o boneco ai criu a dramaturgia para o boneco e foi fazendo esse trabalho intitucional , ai quando a genete resolve a convit6e do ze dso humebrto e a gente resolve montar
01:10
na veradade eu entro parea montar um espetaculo encomenfdao pra fazer a luz que kechupe , que era o reultado de um trabalho da unb com ze delvinei marcio alice stefani , ai eu vou pra fazer aluz e ja começo a trabalhar no celeiro ai nos resolvemos fazer a montagem de um espetaculo o texto ecolhido foi mobidiqui
01:45
esse foi novem meses do dia que escolhemos fazerc aquele texto ate a conclusão , nos lemos todas as versoes do ingles , eu nao falo ingles nem leio descobrimos que Monteiro lobvato tem uma versao
02:20
tem versao infanto juvenil a versao adulta nos lemos varias versaoes e fazia um trabalho de mesa , ensaivamos de segunda a sexta exeto na quarta era interressante a escolha da folga naquarta por que era o dia mais barato no cinema ai a gente trabalhaava tres horas por sia
02:50
uma hora era preparamento fisioco por que la era um espaço muito parecido com ess so que maior tinha esse mesanino e pra la tinha tambem mesanino de la era mais ou meno o fromato de um navio
03:10
entao nois resolvemos montar o espataculo apara aquele espeço entao tudo foi contruido deao logo desses honze meses cordas pra manobra pra subir pra decer, as movimentaçao que os marujos iam fazer no espaço tinha que ter um preparo fico por que o espetaculço era o tempo todo de muita movimentação fisica canto
03:40
entao a gente naão podia perder o folego nesses onze meses todo dia uma hora de preparação fisica todos os dias , corda jogando futebol , a gente ia inventando nossa preparaçao fisiaca , de forma que a gente conseguice agilidade para o espetaculo, e foi uma agilidade que a gente conseguiu bacana
04:10
ai montamos para o espaço , e interressante essa historia por que a gente resolveu monbtar para dentro do espaço por que seria mais barato , e tudo foi confeccionado para ali o humberto fazendo a direção do espetaculo
04:40
e tambem fazia um personagem, o elenco era eu ze regino adeilton lima , jorge luiz , rose nugoli debora ai nos etreiamos esse espetaculo no final de 96 , um mes antes de estreiar o propietario da loja nos pediu a loja ai =todo o trabalho que a gente tinha feito de montagem
05:20
de bareteamento do espetaculo montarc para aquele espaço tinha ido por agua a baixo a gemnte não ia ster mais o espaço , tanto e que op espetaculo so teve mais uma temporada que foi a temporada do mapati , que ai nos chegamos no mapati e tivemos que contruir todo um mesanino por que la não tem , entao o que era barato se tornou muito caro
05:50
alem do 18 atores no elenco , entao a bilheteria nunca cobria , ai o que acontece , o propietario pede a loja ai a gente fica orfã de sede enataoi oque que vai fazer , ai eu sugiro , na epoca a gente chaou invasão , depois a gente compreeedeu que foi uma ocupação por que o predio tinha um finalidade
06:25
e deveria ser cumprida era o teatro da praaça
miltin-08
entao deixa eu pegar assim mais do inicio a partir da primeira semana de arte cultuara realizada la no tetaro da paraça , a diretora a eli , ela foi no domingo, domingo era o feicahamento da semana e era o dia do rock , ai vc imagina a moçada dos anos 80 curtindo um rock dentro do tetaro da praça
00:30
e ela entrou no banheiros para verifiacar os banehiros , e obvio depois de um dia inteiro de atividade , não tem banheiro que guente vai ta sujo , ai ela veio reclamar pra gente que os menionos estava mijando fora do vaso , coisas absudas assim , ai ela começou a embarreirar , expulsa a gente do tetaro da praça , a gente quer pedir o teatro pra ensaiar
01:00
ela embarreira , chegou o mometo que criamos um movimento de transformar o teatro da paraça em um tetaro da cidade de realmente abrir pra praça , ai foia agrande discursao com eit por que eles diziam “vamos perder nosso auditorio e nos diziamos “e a cidade avai ganhar um tetaro
01:30
acho melhor a cidade ganhar um teatro e a eswcola perder uma uditorio . Ai o tetarso da paraça passa um perido de um convenio da secretaria da cultura com educação , onde ele funciona aberto abre se um portão na comercial , e a fundação cultural passa a mandar alguns espetaculos pra ca poara ataguatinga
02:00
a onde o primeiro gente de ste teatro e o fernandez , na epoca ele era secretaria de ensio e ele foi requisitado pela fundação cultural pára poder gerenciaar so tetaro da praça a onde fluiu muito bem mas ai terminou o convenio , niguem se buliu fechou o teatro
02:30
ai quando fechou o tetaro a gente continuou na briga , não tinha pessoal para colocar la no teatro , a eit pediu para algum funcionario para subir no telhado do tetaro e afastar oito telhas , as telhas são de 2 metros cada tyeklha , acho que eh dois por tres , são telhas inmensas
03;10
e elas trem um gancho , entaoi o vento , o vento não arasta a telha ele vai levantar a teklha e avai jogar a telha e todas arrasatdas em pontos estrategicos , no periodo do ano estrategico final de ano a chuva veio caiu no gesso que desabou e a fiação ficou aparente , eles chamaram o bobeiro que fica do lado “venha ca podemos funcionar assim “ o bombeiro falou não interdita .
03:40
nisso dentro do tetaro da paraça tinha um projetor de d35mm que ele so tinha 32 h de funcionamento que foram as horas que eles usram para testar o projetor , as lentes criando fungo , tudo la largado , ai fecharam o tetaro , o que que acontece , na entrada tinha uns acrilicos fazendo umas janelas
04:10
e os smoradores de rua quebraram aquilo pra entrar pra consumir drogas , pra fazer sexo , ai ficou la feichado muito tempo , por que estava fechado pelos bombeiros , a escola não se manifestava pra reformar , quando acontece do celeiro ficar sem sede , ai nos sugerimos a invasão do tetaro da paraça
04:40
ai fizemos uma estrategia muito bacaba , que nos convocamos toda imprensa , televisiva , escrita rodiofonica , ai maracamos a hora para seis horas da manha , na epoca ali no tetaro da praça a frente para a comercial era um muro so tinha um portãozinho e tinha muito camelos , a calçada ficava infestada , inclusive tampando portão , qual foi a estrategia , neste dia eu coloquei um termno uma gravata , um pe de cabra dentro do peleto
05:30
ai chegamos cedinho na porta , enquanto o pessaoal estava na sede carregando a caminhão , e tinha uma poutras pessoa comigo, não me lembro se foi o jorge , nos fomos para o teatro da paraaça para não deixar o pessoal colocar as barracas sno portão , ai falei que o governador ia fazer uma visita ao teatro que , seis hoaras da manha o caminhão
06:00
estaciona no vruzamento que sobe para avenida das palmeiras , eu ja saco o pe de cabra do pelto ja lebvanto, nisso a gente ja tinha feito todo o levantamento , de quantos cadeados a gente ia arrebentar , ja tinhamos todos o cadeados comprados apara repor quantas fechaduras iam ser danificadas
06:30
e tinha uma comissão dso de inventario , onde nos entramos no tetaro da praaça acompanhado da imprensa , anotando cada parafuso que era encontrado , o nosso discurso e que estavamos ali para defender um bem publico e não para depredar e que o tetaro tinha sido feito para aquela finalidade e para isso ele devia ser utilizado , que a genete era um grupoi que estava sem sede
07:00
isso deu um buxixo muito legal deu meio dia, o diretora da escola descobriu isso no jornal ele o que invadiram , ai nos ficamos um periodo de uns seis meses , ai retomamos , eu subi no telhado , verificamos por que estava rolando aquele vazamento recolocamos as telhas no lugar , lavamos tudo pintamos , o que pudemos afazer de melhorias para ter um abienete de convivo melhor foi feito ai o cristovan Buarque ,
07:50
sai candidato pelo pt para governador do df , a primeira reuniao de camanha foi dentro do tetaro da praaça , a onde a gente solicitou a reforma do tetaro da praaça , ele prometeu uma visita na sequencia com engenheiros da UNB
0820
ai ekle trouxe o chefe ada engenharia da unb e d arquitetura , onde eles fizeram uma previa analise , onde eles diceram que o predio estava ok , não tinha nehum dano estrutural que era possvel sim ser feita uma reforma , ai cristovan promete que se eleito ele reforma o tetaro da praça , ai foi o que aconteceu ele se elegeu
08:50
faz a reforma do tetaro da paraça , ja transformando o tetaro da paraça em um tetaro publico e derrubado o muro e feito a paracinha a bibilioteca machado de assis , que era virada para outro lado passa para o lado de ca e isso eu acho que por exemplo
09:20
esse negocio da ocupação criou esse buxixo da ocupação , que descamaba no tromabemnto , assim e incosebivel vc ter uma cidade , na epoca com mais de trezentos mil abitantes , não ter um teatro existe uma maquete , na adiministração reginal ate hoje
09:50
a contrução de teatro de taguatinaga que seria no inicio da l norte , que nunca saiu do papel , e teatro da praça e tão gostoso e um tetaro tão aconchegante e ta la largado apesar de hoje estar na mão da adimin , acho que eles não tem a vocação nem niguem do pessoal para poder adimnistrar e uma spena que eh o unico tetaro publico que nos temos aqui
miltinho-09
eu era do retalhos amigo pessoal de chico acompanhava , quando eles montavamo o maulengo presepada nilsinho natinho e chico , eu acompanhei alguns ensaios ficava naquela u pouco com vonatade mas sem avontade de me convidar para o grupo
00:30
ja tinha feito a oficina do ze tinha o cassimiro , eu bricava de vez enquando a cassimiro timidamente , nisso nosorganizamos um s eminario brasileiro de tetaro amador e um festival brasiliero de tetaro aqui em brasilia com desafio
01:00
o ultimo festival brasileiro de que tinha acontecido , tinha acontecido em ouro preto no mes de julho com fatos gravissimos , por exemplo o babi que e um mamaulengueiro , neste festival deu um tiro na cabeça , muita genete teve turbeculose penamunia era um colchonete fininho
01:30
nas salas de aula de uam escola com vidros quebrados a noite era muito frio o vento asviava de frio em ouro preto , foi um caos o festival ai resolvemos fazer o seminario no ano seguinte em brasilia , para poder ver essa questão estrutural a fetaduife ja esta articulada
02:00
ai a gente realiza o seminario e realiza o festival essa coisas eram feitas dentro do escritorio do inacem daqui de brasilia o intituto nacional de artes cenicas , o coordenador na epoca era o guilherme cabaral o guilherme depois desse periodo
02:30
que esteve na produção deste eventos , me convida para fazer um estagio não remunerado no inacem, fazendo parte da iluminaação cenica de tetaro no centro de conveçoes, que seria o aluisio guimaraoes , tetaro italiano , ja tinha um arena eu ia ajuadar a ser o assisnste do engenheiro
03:10
fui contratadoi trabalhei tres anos no inacem , ai hugo rtodas da uma oficina de tetro para adultos , chamado oficinão dois , la dentro do espaço que era no aluisio batata que era no tetarso de arena , e fernado vilar da o infantil que era aluiiso magalhaes
03:40
que ai neste grupo neste infantil vem Heuder , pipo adriana Nunes , claudio falcão adelon , essa galera mais nova que estava surgindo ai oficinão dois a oficina do hugo rodas como resultado da oficina ele monta senhora dos afogados um texto do nelso rodrigues , que eh convidado para um festival em Cordoba , o engraçado dessa historia e que o programa
04:20
todos os ensaios , eu montei a luz eu oporeava , quando chegou o dia da estreia que chegou o programa , tava la , operação deluz , tinha outro nome de um outro cara la ai eu falei não sou eu , ai o hugo rodas começou a falar ‘ vaio para seu lugar “ onde e meu lugar ?
04:50
‘na iluminação” olha aqui o por que eu achei que o seu nome era esse , com h pra cima de mim , mas emfim eu era o iluminador do espetaculo, era o carea que montava e que operaava a luz era do dimi monteiro ai esse espetaculo e convidado para ir para cordoba
05:10
para um festival internacional , bota o pe ana parede diz que quer que eu va , nao faz sentido o estaculo ir sem o iluminador , que ele não teria tempo de ensaiar outra pessoa, nisso eu faço varios tramites juntos ao inacem ,
05:30
negocio em fim , resultado , tres dias antes da viagem eu ja tinha me preparado mala pronta eu recebo uma advertencia , do guilherme meu gerente o victo Boneli tinha falado mal de mim , ai ele me da uma advertencia pra mim assinar e dizendo que eu não podia viajar
06:00
estava tudo certo eu iria pagar o pepe , que era um outro iluminador da epoca , do meu bolso para ele ficar os 15 dias , pra le ficar no tetaro caso ocorrece alguma emergencia, ai ele me entrega essa advertecia e eu vou la , no escritorio no guilherme e pergunto por que eu tinha que assinar aquilo , “porque tem umas reclamações do vitor “ que vc não respeita ele ai eu falei “ dos grupos tem alghuma reclamação “ não so elogios
06:40
entao me demite ele flaou “não posso te demitir” entao me empreste duas folhas oficio uma carbono e uma maquina de datilografia , ele me empretou eu fui para a maquina , na epoca eu ganhava , isso era 86 entorno de 5 mil reais não era um salario qualquer
07:00
era um salario bacana e eu pedi demissão e eu era meio que um representante cultural , dentro do minidsterio da culçtura , era um braço tinha muiro essa cultura de vc ter celulas determinado seguimento do movimento cultural , inseridos nosr orgãos chave e o
07:30
inacem era isso por que toda verba apara os festivais de tetario e seminarios , vinha dai entao eu conhecia o carolos miranda que era o preidente do orgão na epoca fernado o segundo homen o cara
08:00
era o cara do tetaro na epoca o teorico dramaturgo , o pensador e tal , entao eu conhecia todo mundo , quando eu pedi demisão , o guilherme cabral saiu liogando para todo mundo avisando que eu tinha podido demisaão , e todo mundo começou a me ligar” como e que vc faz um negocio desses , vc esta sujandop pra classe ” falei porra moçada vcs querem meu lugar ta vazio
08:34
ta vazio e so ocupar , ai eu to em casa a camaphia tocav , eu olho no olho magico rose e chico eu falei porra vem pagar sapo , eu abri a porta dizendo : olha se veio reclamar por que eu pedi demisão pode ir embora , “ vc ta indo para argentina ?” falei to ele falou “ e por que nos tambem estamos indo para argentina eu rose clara “ clara tinha um mes “ ai queremos saber se vc quer integrar o grupo a partir de la ?” eu falei quero
09:12
com certeza , fechamos todos os contatos , estava indo para cordoiba ai festival de cordoba terminava uma smenan aantes de começar o festival de neuoquene , ai o chico ja esquematizou com um amigo argentino que tinha um programa de radio que fala portugues , queria treinar o portugues , que o programa de radio dele tinha portugues
09:40
alguma coisa para o brasisliero , e ele eme hoispedou la por uma semana ate o festival começa e chico chegou
miltin-10
tivemos o contato com esse grupo que tinha uma kombi toda equipada , que tinha fogõa televisão cama , que eles faziam uam circulação tambem dentro da provincia , fizemos festival , isso foi outubro ai fomo para neuqueine, e fomos pra buenos aires
00:30
buenos aires nos ficamos hospedados na csa de uma amigo e fizemos rua , tem um parque chamado Le Sama , que e tradicional , e tipo um parque da cidade aqui , ai vc vai olha no campo tem varios blocos de pessoas , grupos tradicionais que vão pra la todo final de semana , que fazem os seus espetaculos e rodam o chapel e o publico tem com tradição colaborar, nos ja tinhamos feito uma experiencia antes com la tariama
01:10
que foi um grupo de mimica que nos conhecemos na colombia , a gente conheceu em neoquene , na rodada de chapel a gente tinha um problema por que estavamos dentro da empanada o pesoal da mimica ta ali em contato com o publico entao surtia efeito a rodada de chapel , a gente quando a gente terminva sai o publico cade ? o publico ja era
01:50
entao a gente foi aprendendo pegando essa manha e atambem vendo para escola fizemos isso e fomo para buenos aires , fizemos alguns espetaculos no parque le sama dai fomo para montevideo fomo convidados a participar de um encontro
02:10
nacional de arte cultura em motevieu , fizemos um espetaculoi e ficamos um mes de ferias , tambem hospedado na casa de um amigo casal de musicos maricruz e gabriel , esse periodo foi pra mim muito doloroso e muito rico tambemn por tivemso contayo com outros grupos de tetaro de bonecos da argentina la luna
02:50
com outras culturas isso foi bacana , saimos de moteviedeu a gente avai para Nicovheia que foi um festival que foi feito em janeiro , que era um festival apara crianças ficamos um pouco fazendo alhgumas escolas e depois a gente retoma
03:20
depois a gente retorna para buenos aires e de la a gente retorna para o brasil , ai que iniciao o meu contato com o mamulengo presepada e a partir dai quando a gente chega ao brasil de volta , chico ficou um pouco mais veio eu e rose e clara a gente aluga uma casa na m norte
03:50
onde rose chico mram e a gente cria a oficina do mane gostoso que era uma oficina de tetaro de bonecos e o tetaro fundo de quintal , onde a gente contruiu as arquibancadas e mantinha uma programação semanal la aberta ao publico
miltin-11
o mamauelngo presepada ana epoca nos montamos varios trabalhos e fizemos varias apresentaçoes , na verdade o mamulengo , hoje alguns mamulengueiros ja crian espetaculos , por muito tempo a genete brincou a mesma brincadeiara so mudava o nome , não era uma coisa de uma montagem
00:30
era uma coisa mais da repetição da cenas , enrtaio nos criamos uma epstaculo que era o coração do maulengo , um texto do chico um bonbeco meu que ficou comigo por muito tempo, e que foi roubado no festival de tetaro de bonecos que nos fizemos aquio , era o sabia , que era um boneco gigante que a partir
01:00
sai pelo ombro e pelo bolso a historia de mamulengo entao enves de se brincar na empanada eu usava o bolsdo e algumas aberturas do sabia , que eh um boneco inspirado nos bonecos do carlinhos babau era um boneco da cabeça de cabaça um movimento de olho e toda uma estrutira que o carlinhos ja havia desenvolvido
02:00
esse espetaculo a gente circulou fez bastante apresentaçoes, mantinha o prjeto da oficna aberat onde a agente atendia as criancas , do local na m norte , basicamnente e isso a partir dai eu fiquei uns dois anos ainda junto , eu me afasto eu saio do grupo , ai eu ja desenvolvia o meu palhaço
02:30
que eh o pirulito , e ja tinha confcionado alguns boinecos ai eu vou brincar com outras pessoas o aroldo que era o mamulengo durangu vou b rincar com paulo detarso com algodão que na epoca estava recem chegando em brasilia
03:00
ai a gente se separa sum pouco , chico vai para sp , tem um periodop que eu sou convidado para morar em gurupi , crioar um grupo de tetaro de bonecos , bancado por um amigo que estava disposto fazer este investimento eu não posso ir
03:00
por que justamente eu estava com outros projetos ai vai algodão , alexandre e francis marta , vao morar em gurupi , e criam um grupo de tetaro de boneco la e eu sempre eu estava la brincando com eles
04:00
varios grupos de tetaro de boneco começaram a surgi a partir dai eu voltyo para brasilia e rose ja na epoca tinha separado de chico , chhico quando vai pra sp ropse não vai , vai chico , ze , nilson e elisete rose não vai
04:40
chico deixa xcomigo o mamulengo presepada , ai eu rose monta uma brincadeira , ai a gente inaugura o tetaro mapati , eu rose e geraldo toledo eu rose na epanada e gferaldo na musica ai nos coninvivemos com
05:10
eu e rose uns tres anos brincando muito fazendo anim,ação fazendo escola , manifestações politicas , era mesma brincadeira , não tinha muita varaiação
05:50
o que acontece a partir dai , por que logo depois do mapati novamente me afasto do mamaulengo presepada e vou trabalahar em uma outra area que ee uma area teccnica ai me torno iluminador , ai vou trabalhar no sesi e quando vem o governo lula os pontos de cultura , chico ja esta em brasilia ha algum tempos , retomou o maulengo presepada , ai ele cria o invenção brasileira , na verdade são uns quatro grupos , o cameleão o ib , o sem fronteiras e o maulengo presepada , ai fica o cameleao que ta parado nunca mais se usou o invenção brasileira se torna um ponto de cultura , ai aluga essa loja aqui do seu joão que era so essa metadae da loja
07:20
ai aqui começa a acontecer algumas oficinas e eu trabalhando no sesi , ai vem uma reaproximação , com o movimento , la eui trabalhava no tetaro tambem, tinha que estar por dentro do movimento cultural de taguatinga foi uma coisa que nunca me afastei ai eu retomo chico monta
07:50
um espetaculo chamado alvorada , falando sobre o massacre do carajas e me chama apara fazer a luz do espetaculo foi resultado tambem de oficina de tetaro de bionecos que ele fez aqui ai a partir dai a gente se aproxima
08:20
ai ele realiza junto com o sesi o festsesi os festisesi , que se eu não me engano foram tres ou quatro a onjde eu fazia uma coordenação tecnica
miltin-12
eu queria so resoltar assim a carcteristica do mamulengo presepada e isso vem especialmente do chico , de manster essas cacteristicas de manter as portas abertas ao publico , diferenetemente de outros formatos de outros grupos que ensaiam fechado ate o espetaculo ficar pronto
00:30
de oferecer poucas oficinas, o chico sempore teve essa ideia de repassar o conhecimento , que vem de carlinhos do babau ue devbe vir da atradição de outrso mnestres , eu blembro que toda vez que carlinhos terminava uma apresentação , e isso se tornou praxe para todos os mamulenghueiros a partir dai e ele abrir a empanada
01:05
e mostrar os bonecos e dizer como ele foi manipuladoi , como e que a cobra engole o boneco e de repassar essa infoirmação , entao o chico quandpo volta da oficina a gente cria a oficina no mane gostoso, com esse intuito de esta aberto a criançada , ver os bonecos , andar de perna de pau sempre voltado pra isso , e o pontop de cultura
01:40
ele veio com este anseio tambem que fosse uma coisa aberta , ai o festsesi ele veio de uma certra forma , para coroar todo esse processo , que erum encontro que a gente fazia a nivel nacional , recebendo pereira da viola reoverto correa , siba , ze mulato e cassiano , contruindo uma casa de farinha
02:20
trazendo as tradiciçoes populares os reisados , a gangada o bumba meu boi , o mamulengo, trazendo a cultura popular colocando em preimeiro plano , ai esse quatro encontrros , deste tres ou quatro festi sesi , foaram muito importantes para minha reproximação com chico a gente voltou
02:50
a conversar mais , o afastamento foi muito por conta de opçoes e de atuação eu acai para a parte mais tecnica
03:20
conflitos sempre tiveram
03:40
na epoca eu era muit irresponsavel , nos tinhamos uma casa que eera a casa de deles tinha uma area de oficina no quintal que era um convio coletivo e a gente tinha um carro de um projeto que nos fizemos coletivamente e resolvemos comprar um carro , ai as vezes eu dormia com carro e chico ia precisar do carro no outro dia ai rolava as brigas “vc dormiu com carro “ eu cabo saindo do grupo sem querer nada , chegamos a um ponto que estamos bringando e melhor cada um tomar seu rumo , mesmo por que eu confeciono
4:45
o chico , eu eu acho que mais nõa , o chico brincou muito tempo com cassiumiro , antes de ele ter esse boneco que ele tem de vetriloco , o cassimiro ficou com chico muito tempo , se eu não me engano um boneco que estava com chico a muito tempo e ta com walter , um cavalo que tem movimento de cabeça e de ṕescoço e um boneco meu que eu confcionei e que ficou no mamulengo presepda muito tempo
05:20
entao eu nunca tive problema quanto a isso não de levar boneco estandarte nome , mesmo porque a gente ja tinha o grupo retalhos , tanto e que na sequencia , no periodo de oitenta e , quando eu saio do mamulengo presepada a primeira vez
05:50
eu nao fui trablhar com tecnica eu fui trabalhar com cinema e televisão , eu fui trablhaqr na ema videos , ai eu brincava com araldo no mamulengo durangu , ai eu vou trabalhar na ema video ficpo por dois anos
06:30
ai eu divido uma acasa com pepe e o alexandre , nos tres formavamos o maulengo retalhos , nos afaziamos varias brincadeiras tambem de animaçaão de festa , escola enfim , mas não era isso que eu ia falar , ai nos fizemos uma turne com o mamulengo , ai nos saimos daqui , o pepe trabalhava no banco , eu fui demitido da pprodutora o pepe do banco
07:10
ai junta eu pepe alexandre e futuica ai resolvemos afazer uma viagem ate olinda ai nos fomos pulando de cidade em cidade , fomos daqui para jaragua seres , rialto , paraiso , gurupi , palmas na epoca em contrução araguaina imperatriz recife e olinda nos fizemos isso ai em seis meses
07:55
a genete tinha uma pasta um portifolio , com declaroçoes de outras escolas , que a sgente tinha apresentado daqui de brasilia e agente chegava nestas cidades e oferecia os espatculos nas escolas ai ia fazendo os espetaculos